Foto – Reprodução: CBBd
Com seis dias de intensa programação em Piracicaba, no interior de São Paulo, a Confederação Brasileira de Badminton (CBBd) promoveu, entre os dias 22 e 27 de abril, um Estágio de Treinamento com a Seleção Brasileira. Sob a liderança de Marco Vasconcelos, Head Coach do país, o evento proporcionou a treinadores de diferentes regiões uma verdadeira imersão em aspectos técnicos e táticos do badminton de alto rendimento.
Aprendizado direto com Marco Vasconcelos
Durante a semana de atividades, os técnicos convidados Roberto Aparecido Leal (SP), Anderson Marcelo Sárate Silva (MS), Noeslem Francisco Rodrigues Lima (RS), Julia Stefany dos Santos Ferreira (PR), Mayara Bacarin Bressanin (SP), Guilherme Akio Kumasaka (SP) e Francisca Maria de Sousa Lima Cruz (SP) participaram de aulas teóricas, demonstrações práticas e sessões de análise com os atletas da Seleção Brasileira.
Marco Vasconcelos abordou temas como as principais táticas de jogo, o uso correto das empunhaduras e estratégias específicas para diferentes situações de partida. Além disso, os treinadores puderam aplicar seus próprios métodos de treino com a seleção, recebendo um retorno individualizado do técnico português.
Treinamentos e troca de experiências
O estágio também proporcionou momentos exclusivos, como o treino individual da atleta olímpica Juliana Viana, onde os treinadores acompanharam de perto os ajustes técnicos e táticos conduzidos por Marco Vasconcelos. Na reta final do evento, os profissionais participaram de análises de jogos e treinos específicos de controle e alimentação de petecas, fundamentais para o desenvolvimento dos fundamentos do badminton.
Francisca Lima, treinadora do Esporte Clube Pinheiros e da Global Badminton, destacou a importância da experiência:
“Todos nós treinadores ficamos muito gratos pela oportunidade que a Confederação ofereceu. Principalmente, pela paciência e explicação do treinador Marco a cada sessão. Saímos de lá com uma bagagem muito grande de conhecimento.”
Segundo Fran Lima, o objetivo central do estágio é fortalecer a base técnica do badminton nacional, preparando cada vez melhor os atletas para competições internacionais.
A CBBd já estuda novas edições do Estágio de Treinadores ao longo do ano, ampliando o acesso ao conhecimento de alto nível para profissionais de diversas regiões do Brasil.
Continue acompanhando todas as atualizações do badminton nacional e internacional no portal do Badbrothers e em nossas redes sociais:
Instagram: @badbrothers_brasil
TikTok: @badbrothers_brasil
João Pedro Camacho