Atletas da Seleção Brasileira com a medelha de bronze na Pan American Cup 2025/Foto – Reprodução: CBBd
A Pan American Cup 2025 chegou ao fim neste domingo (16) e o pódio foi o mesmo da edição de 2023. O Canadá garantiu a medalha de ouro novamente, enquanto os Estados Unidos ficaram com a prata. O Brasil também brilhou, conquistando o bronze ao vencer a Guatemala na disputa pelo terceiro lugar.
Campanha do Brasil
Na primeira fase, a Seleção Brasileira não mostrou dificuldades após derrotar seus rivais, 5 a 0 contra El Salvador e 4 a 1 contra o Peru.
Nas quartas de finais, o confronto foi contra os donos da casa, o México. Com vitórias nos três primeiros duelos, na categoria dupla mista (Davi Silva e Sânia Lima), na categoria simples masculino (Jonathan Matias) e na categoria dupla masculina (Davi Silva e Fabrício Farias), o Brasil venceu a série melhor de cinco avançando para as semifinais.
Nas semifinais, a eliminação para os norte-americanos. Mesmo com Jonathan Matias vencendo um dos jogos da série, a Seleção Brasileira foi superada pelo placar de 3 a 1, deixando escapar o sonho da final.
Ainda vivo na disputa por medalha, o Brasil enfrentou a surpresa do torneio, a Seleção da Guatemala, na disputa do terceiro lugar. Com os triunfos na categoria dupla mista (Davi Silva e Sânia Lima), na categoria simples masculino (Jonathan Matias) e na categoria simples feminina (Jesiane Alves), a Seleção Brasileira venceu por 3 a 0 a Guatemala, garantindo a medalha de bronze.
A final: Canadá x EUA
Na decisão do título, os Estados Unidos largaram na frente ao vencerem na categoria de dupla mista. No entanto, o Canadá reagiu e garantiu a virada, vencendo os confrontos de simples masculino, dupla masculina e simples feminino. O triunfo por 3 a 1 confirmou mais um ouro para os canadenses.
Resultados da final:
Dupla Mista: Ty Lindeman/Cristal Lai (CAN) 0 x 2 (EUA) Presley Smith/Jennie Gai
Simples Masculino: Bryan Young (CAN) 2 x 0 (EUA) Enrico Asuncion
Dupla Masculina: Kevin Lee/Ty Lindeman (CAN) 2 x 1 (EUA) Chen Zhi Yi/Presley Smith
Simples Feminino: Michelle Li (CAN) 2 x 0 (EUA) Lydia Chao
Classificação Final da Pan American Cup

Acompanhe todas as atualizações do badminton nacional e internacional no portal do Badbrothers e em nossas redes sociais:
Instagram: @badbrothers_brasil
TikTok: @badbrothers_brasil
João Pedro Camacho